sábado, 7 de fevereiro de 2009


O Brasil graças a sua diversidade é um país laico, correto? Desde de nossa primeiro Constituição (1891) não possuímos uma religião oficial e o Distrito Federal, estados e municípios não podem ter qualquer ligação ou relação de dependência com igrejas, correto?

Bem, podemos confirmar tudo isso com uma simples pesquisa na internet, num simples desejo de informação.
Foi nesse desejo de informações que eu comprei uma revista (Carta Capital) e vi uma matéria,de tamanho relevante, sobre o ingresso da Igreja Católica no Congresso, com o objetivo de disputar "espaço" com os parlamentares evangélicos, de forma que achei um absurdo.
Não estou defendendo nenhuma forma de religião, como não estou criticando também.
Estou, simplesmente, defendendo a razão da política, que convenhamos, ultimamente anda um tanto quanto corrompida.

A igreja Católica está criando cursos de política para seus membros, tentando associar os conceitos cristãos e presentes na Bíblia (!) ,dando ao Brasil,segundo o Cefep (Centro Nacional de fé e política Dom Helder Câmera) "um pensameno social cristão à luz do ensino da Igreja e dos valores envangélicos".
Okay, muito bonitas as suas palavras, porém quem disse que todos nós somos obrigados a aceitar o pensamento cristão, quem disse que precisamos de fé para fazer uma boa política para nossa sociedade - afinal fé é algo subjetivo. Eu tenho fé.E você?Agora,o principal, fé em quê?

Além da questão pessoal ainda há a questão da influência nas leis, pois não creio que o aborto, os homossexuais, as células-tronco ficaram impunes ao "pensamento social critão".Nesse momento é o que me dá mais temor pois a influencia pode ser bem maior do que imaginamos.

Bem,eu tenho fé.Fé na razão, nos pesamentos lógicos e no fato que essas mudanças não afetem negativamente o rumo de muitas pessoas e das pesquisas científicas do Brasil.Fé que o Brasil, apesar de ser a maioria católica, não misture algo tão subjetivo com a política.

Talvez ninguém leia isso, talvez minhas palavras nunca mudem nada, porem pensar ainda é praticável, ser crítico ainda é pratícavel, não fechar os olhos ainda é pratícavel, diria até que essencial.

1 comentários:

Tha disse...

Meu, que merda, hein.
(O pior foi que eu li. Primeiro eu li os dois primeiros parágrafos. Ae quando começou com assunto de igreja, eu fui para o último. Ae depois eu fui subindo, subindo, e li tudo no final das contas)
Cãra, foda que é capaz o povo votar nesses..... figuras.
ARG.
qq a Igreja quer se meter na política? HELLO! SÉCULO XXI, AMADOS. Não, não e não.